As 10 Piores Fobias



Se você pular na mira de uma aranha ou exercitar-se com a simples menção de pegar um avião, medos e fobias abundam. Cerca de 19,2 milhões americanos adultos com 18 anos ou mais, ou cerca de 8,7 por cento das pessoas nessa faixa etária em um determinado ano, têm algum tipo de fobia específica, ou o medo extremo. Aqui estão alguns dos piores.

10 - O Dentista



Foto: Pierre Drap

Muitas pessoas não saltam de alegria com a idéia de uma intensa sessão de remoção de placa bacteriana. E entre 9 e 20% dos americanos dizem que evitam ir ao dentista por causa da ansiedade ou medo, de acordo com a WebMD.
Fobia dental é uma doença mais grave quando uma pessoa evita o dentista a todo custo. Pessoas que sofrem de fobia geralmente só aparecem no dentista quando forçadas por uma dor insuportável.
Vários fatores podem impedir que alguém fique na cadeira odontológica, incluindo uma má experiência no passado, o medo de injeções, e os sentimentos de desamparo. Para essas pessoas ir ao dentista é o último recurso, mesmo que sua boca contenha vários dentes podres.


9 - Os Cães

 
Foto: Stockxpert.
 
Desde pequeno as pessoas que sofrem dessa doença possuem intenso pânico quando o cães mordem suas bolsas ou seguram com os dentes na sua calça. Essas pessoas sofrem de cynophobia ou o medo extremo de cães. Normalmente, as pessoas tendem a desenvolver o medo dos cães, como resultado de ser mordido ou ver se alguém é mordido, de acordo com o professor de psicologia Brad Schmidt da Ohio State University. Alguns pacientes que possuem essa fobia, no entanto, ficam com medo de cães porque sabem que os cães podem morder do nada.


 8 - Voar


Foto: Stockxpert

O céu e suas nuvens não são nada amigáveis para 25 milhões de pessoas nos Estados Unidos que sofrem de algum tipo de medo de voar. Esses temores variam de apenas um pouco de ansiedade para uma fobia extrema de voar, chamada de aviophobia que pode manter uma pessoa fora de aviões a qualquer custo.

Possuem duas variantes dessa fobia: aqueles que têm medo de acidentes de avião e os que são claustrofóbicas tendo risco de um ataque de pânico dentro de quartos de um avião de cabine apertada, de acordo com Barbara Rothbaum, professor de psiquiatria e diretor do Trauma e Recuperação de Ansiedade Programa da Emory University School of Medicine.




7 - Trovões e Relâmpagos


Foto: Stock.xchng


O barulho dos trovões e relâmpagos podem causar o aceleramento do coração, sudorese e confusão para os indivíduos com fobia de tempo severo. Na verdade, alguns até mesmo possuem medo só por verem o tempo fechando com nuvens carregadas, de acordo com John Westefeld da Universidade de Iowa.
Westefeld relatou em uma pesquisa que na maior parte de universitários norte-americanos em 2006, 73% dos participantes tinham "um pouco" ou "medo" de clima moderado. "Eu acho que há mais pessoas lá fora que têm [fobia tempo severo] do que a maioria das pessoas pode supor," disse Westefeld . "Muitas das pessoas que entrevistei disseram estar muito envergonhadas com isso. Em alguns casos, eles disseram que nem seus cônjuges sabiam sobre isso."

6 - O Escuro


 
Foto: Stock.xchng




Para muitas crianças, a falta de luz pode significar perigo imediato que o bicho-papão, ou alguma variação, vai sair de debaixo da cama ou atrás de uma porta do armário. Na verdade, medo do escuro é um dos medos miúdos mais comum. "O que sempre nos surpreende são os pensamentos e crenças que as crianças têm", disse Thomas Ollendick, professor de psicologia e diretor do Centro de Estudos da Criança na Virginia Tech. "As crianças acreditam num mundo imaginário, em que os ladrões do escuro podem vir ou poderiam ser seqüestrado, ou alguém pode vir e levar seus brinquedos." Segundo o pesquisador, as crianças com esse problema devem ser tratados ainda na infância porque esta fobia não possui tendência a acabar com o desenvolvimento da criança, podendo se agravar ainda mais na fase adulta.



5 - Altura



Foto: Wikipedia

Se você começar a ter calafrios quando fica próximo de um telhado ou olhando para um prédio alto, você não está sozinho. Medo de altura é uma das fobias mais comuns (seguido de falar em público) com uma estimativa de 3 por cento para 5 por cento da população que sofre da chamada acrofobia.



4 - Medo das Pessoas

 
Foto: Stock.xchng
 
O pensamento de falar na frente de um público causam grande liberação de suor pelos poros e trazem uma sensação de mal estar no seu intestino? Esses são apenas alguns dos sinais de fobia social, que afeta cerca de 15 milhões de adultos americanos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental. E não é limitado a falar em público: As pessoas afetadas podem obter os suor apenas por comer ou beber na frente dos outros, ou uma ansiedade geral por fazer qualquer uma destas atividades na frente de pessoas que não são membros da família. O medo começa na infância ou adolescência, geralmente em torno de 13 anos.


 3 - Sair de Casa


Foto: Stockxpert

Cerca de 1,8 milhões de adultos americanos com mais de 18 anos de idade sofrem de agorafobia, que envolve intenso medo e ansiedade de qualquer lugar ou situação onde escapar pode ser difícil, de acordo com um relatório de 2008 do Instituto Nacional de Saúde Mental. Geralmente temidas manchas e atividades incluem: elevadores, eventos esportivos, pontes, transportes públicos, dirigindo, shopping centers e aviões, de acordo com a Clínica Mayo. O medo pode levar a pessoa a evitar sair de casa, viajando em um carro ou de estar em uma área movimentada.


2 - Aranhas

 
Foto: © Guy Tansley 2002

As aranhas podem causar grande temor em algumas pessoas. As mulheres tem 4 vezes mais chances de desenvolver esse medo que os homens.
Em um estudo publicado na revista Evolution and Human Behavior, Rakison David da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh descobriu que garotas de 11 meses rapidamente aprenderam a associar imagens de aranhas e cobras com uma expressão facial com medo, enquanto os meninos, não.
De uma perspectiva evolucionária, isto faz sentido, porque as mulheres teriam encontrado tal rastejadores regularmente durante a coleta de alimentos, Rakison especula. E, diz ele, o fator poderia manter ambas as mamães e seus bebês seguras. Os homens por outro lado, não dariam importância a isso porque assumiram riscos freqüentes quando iam na caça de grandes animais.


 1 - Cobras


Foto: © Freek Vonk

Considerada uma das fobias mais comum, o medo extremo de cobras pode vir da evolução, diz estudo. Muito tempo atrás, ficar longe de serpentes (ou mesmo de aranhas) teria sido uma vantagem para a sobrevivência de uma pessoa, de acordo com um estudo no qual adultos e crianças podem escolher as imagens de cobras diferentes entre os não-ameaçadores objetos mais rapidamente do que eles poderiam identificar sapos e flores. A capacidade de detectar uma cobra em um piscar de olhos, dizem os pesquisadores, provavelmente ajudou nossos ancestrais sobreviver na selva.


Esse aqui saiu do LiveScience, com tradução e matéria do Jornal Ciência

2 metidos

Jornal Ciência disse...

Lamento, mas esta matéria não saiu do Livescience, e sim do WWW.JORNALCIENCIA.COM

Vocês não podem copiar um texto de um site e dizer que a fonte é a fonte que o site fez, simplesmente porque os textos do Livescience são em inglês e a equipe do jornalciencia tem trabalho em traduzir e adaptar ao português. Tenham respeito com o trabalho dos sites sérios.

www.jornalciencia.com

Wellington Martins disse...

Obrigado pelo comentário.
Realmente houve um desencontro de informações e pedimos desculpas por isso, o site de onde retiramos esta matéria não havia informado as fontes corretamente.
Já corrigimos o nosso erro e espero que aceitem nossa desculpa.
Por uma blogosfera mais justa :D

Postar um comentário

É o seguinte galera... já leu?... agora pode comentar...
Elogie à vontade, critique e xingue com moderação
E se o dono desse sitezinho de terceira não gostar do comentário... pode mandar ele ir se ferrar...

Follow us on Twitter! Tenha pena de nós!
Siga o Verbo Copiar no Tuiter!

Verbo Copiar - Um Blogueiro Amador, um Desocupado Profissional ;D Copyleft © 2009-2010 - Eu copio, tu copias, ele copia, nós copiamos. E um link resolve tudo!