Aos seis anos de idade Marko já tinha recebido sua primeira credencial de administrador de sistemas da Microsoft (como assim?! o.O)
Aos nove ele já estava ocupado trabalhando para se tornar o mais novo Engenheiro de Sistemas Certificado da Microsoft, título que obteve no mês passado.
Gerentes da Microsoft na Eslovênia ouviram as primeiras palavras do menino prodígio da Macedônia há dois anos, antes de finalmente encontrá-lo durante uma apresentação que ele fez para a empresa.
Ele já exerceu uma atividade assalariada, e também, programou remotamente uma rede de computadores para uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas com deficiência. O garoto ainda dá aula de informática básica para alunos de uma escola de ensino fundamental.
Em seu tempo livre, Marko se mantém ocupado com seu próprio projeto -uma tentativa de transmitir sinais de TV em alta definição em lugares com infra-estrutura precária. Uma iniciativa que atraiu uma empresa de telecomunicações macedônia para dar ao pequeno gênio acesso directo à sua rede inteira.
Calasan já recebeu um passe do governo que lhe permite frequentar menos a escola, então ele tem tempo de sobra para se dedicar a seus empreendimentos tecnológicos.
Ele calcula que gasta cerca de quatro horas por dia na frente de um computador (eu passo o dia todo e nada de produtivo acontece rs)
A única coisa que ele não gosta? Video games.
Como ele diz, "Não há nada sério nos jogos de computadores. Se você quer jogar, vá para fora de casa e jogue com seus amigos."
Sinceramente, fiquei fascinado por esse moleque. E quem não teria inveja de um garoto desses? Ok, ok... ele não gosta de games, mas nada que um emprego na Microsoft não resolva, não é mesmo?